comércio

Morre Adelino Colombo, fundador das Lojas Colombo

18.299

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Divulgação
Adelino Colombo faleceu de causas naturais. Ele deixa esposa, quatro filhos, 10 netos e dois bisnetos

Morreu nesta sexta-feira o empresário Adelino Colombo, aos 90 anos. Ele foi o fundador das Lojas Colombo, uma das maiores redes do comércio do sul do país.

Segundo comunicado oficial, o empresário estava internado no Hospital São Francisco, no complexo da Santa Casa, em Porto Alegre, e morreu de causas naturais. Ele deixa a esposa, Ruth Colombo, quatro filhos, 10 netos e dois bisnetos.

Nascido em Nova Milano, na Serra gaúcha, em 1930, Adelino Colombo foi guiado pela intuição e pelo talento para os negócios ao fundar a loja que leva seu sobrenome, há 61 anos, na cidade de Farroupilha.

Receita Federal de Santa Maria retomará o atendimento presencial na próxima semana

No início, ele ia de porta em porta para vender televisores, uma novidade para as famílias, que podiam ficar com o aparelho por alguns dias em casa para testá-los. Participou ativamente de entidades associativas e do Rotary Internacional. Hoje, a Colombo é considerada a maior rede de eletromóveis do Sul e a 10ª do país, com 305 lojas e mais de 4 mil funcionários.

Seu Adelino, como era carinhosamente chamado, trabalhou até seus últimos dias, comparecendo a compromissos, como presidente do Conselho Administrativo da empresa. A vice-presidência do grupo é comandada, atualmente, por seu neto, Eduardo Colombo, que foi preparado pelo avô desde criança para liderar o empreendimento.

Amante de pescaria, caça e viagens, Adelino Colombo gostava de reunir a família para almoços de domingo.

TRAJETÓRIA
Adelino Colombo sempre atribuiu ao relacionamento próximo com colaboradores o principal marco de sua trajetória de sucesso e empreendedorismo. Quando questionado sobre seu legado, certa vez, declarou:

- Cresceu na vida através do próprio esforço, cumpriu todos os seus compromissos e respeitou as pessoas.

Em maio de 2003, o empresário esteve em Santa Maria e revelou para a reportagem do Diário o segredo do sucesso no negócios.

- Para um empreendimento dar certo é preciso conhecer bem o que se faz e, acima de tudo, dedicar-se muito. Não adianta quando um negócio está começando a gerar lucro, comprar um imóvel ou um iate. Eu fui comprar o meu primeiro apartamento próprio quando completei 25 anos de casado - revelou o empresário que, na época, tinha 72 anos e garantiu que não tinha planos de aposentadoria.

Com atuação do fenômeno La Niña, chuva deve ficar abaixo da média nos próximos meses

O Grupo Colombo é formado por lojas que comercializam móveis, eletrodomésticos e eletrônicos, e pelas empresas Crediare, ColomboCred, especializada em empréstimos, Colombo Motors, Colombo Consórcios, Colombo Casa Pet, Feirão de Móveis e a Colombo Tech, desenvolvedora de soluções de software para varejo em nível nacional.

Em Santa Maria, o grupo tem atualmente quatro lojas.  

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Carrefour irá abrir 20 vagas de trabalho em Santa Maria

Próximo

Receita Federal de Santa Maria retomará o atendimento presencial na próxima semana

Economia